Embalagens possuem diversas funções para o produto, para o mercado, para a marca e para o consumidor. Uma delas é a conservação do produto para que o mesmo chegue com qualidade ao consumidor. Mas como isso é feito?

Cada produto tem uma composição diferente e precisa de uma embalagem específica para o seu fim. Salgadinhos precisam de embalagens com atmosfera modificada para que não cheguem em migalhas ao mercado. O vinho utiliza garrafa de vidro e rolha para conservá-lo e mantê-lo intacto por mais tempo. Alimentos enlatados são vendidos dessa forma para aumentar seu tempo de conservação. Refrigerantes são engarrafados de forma a não perder o gás durante seu processo de distribuição.

IMAGEM VINHO

Enfim, cada produto tem uma forma correta de ser embalado e preservado, tendo sempre em mente todo o processo de logística e venda.

Conservando o aroma

Muitos produtos precisam ser conservados para não estragarem. Mas outros precisam de embalagens específicas para conservar, também, o seu aroma. Produtos como café, perfumes, temperos, chá, chocolate e outros são consumidos também pelo olfato. O cheiro destes produtos é tão importante quanto o sabor, para os alimentos, e a fixação, para o perfume. Por isso, estes produtos precisam de embalagens específicas para conservar o seu aroma.

embalagens-perfume

Embalagens para café

Não há nada mais apetitoso que o cheiro de café recém coado pela manhã. Mas há um grande investimento em inteligência de embalagem para que isso aconteça. O café é um produto plantado e colhido em épocas específicas do ano. Depois do processo de torrar os grãos, grande parte é moído, embalado, transportado e vendido em pó nos supermercados (simplificando muito o processo). Todo esse processo leva tempo e o café poderia perder seu sabor, frescor e aroma. É aí que entram as embalagens próprias para o café.

Vemos no mercado, de forma geral, dois tipos de café. O embalado à vácuo e o café em embalagens “almofada”.

As embalagens à vácuo permitem que o café não entre em contato com nada, nem mesmo oxigênio. Isso faz com que não haja deterioração das matérias orgânicas. Por isso, o frescor e a validade do café são maiores e encontramos mais tipos de café gourmet ou em grãos embalados dessa forma.

embalagem-vácuo

Já as embalagens almofada são usadas normalmente para o café tradicional ou extraforte já moídos. Esse tipo de embalagem também mantém o frescor e aroma do café, mas oferece menor validade ao produto. Em compensação, o processo de enchimento, envase e selagem é mais barato que o a vácuo, permitindo valores mais acessíveis a esse produto indispensável na casa da maioria da população do mundo.

embalagens-café

Ambas embalagens, à vácuo ou “almofada”, são feitas em sacos laminados com diversas camadas que fazem com que o café dentro do saco seja preservado contra umidade, odores, luz e troca de gases. Você não verá, por exemplo, embalagens de café com visor, pois isso afetaria o produto dentro da embalagem.

design-de-embalagem-café

Além do material usado para produzir as embalagens de café, a forma que ele é lacrado também é de extrema importância. A embalagem deve ser própria para a selagem, normalmente com válvulas, para que o processo de fechamento em máquina seja feito após o ensacamento. Dessa forma o café seja distribuído em embalagens seladas, chegando intactas ao consumidor. Dificilmente você encontrará embalagens de café furadas, como encontramos as de farinha nos supermercados. O processo de selagem é bem mais resistente para que, mesmo no transporte, essas embalagens cheguem totalmente lacradas ao mercado.

Design de embalagens para café

Para se criar uma embalagem para café é preciso ter todas essas informações de logística em mente. A impressão em filme laminado é diferenciada, por isso precisa-se tomar cuidado com as cores utilizadas.

Também é preciso levar em conta as informações necessárias exigidas pelos órgãos regulatórios, como origem, validade, forma de armazenamento, informações nutricionais e outras. Com tudo isso em mente, é hora de utilizar a criatividade e representar todo o valor de uma marca através de sua embalagem!

embalagens-café

Se você precisa desenvolver a melhor embalagem para o seu café, entre em contato com a equipe da Indústria da Imagem! E-mail: contato@industriadaimagem.com.br ou pelo telefone 31 2512-7900.