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12/11/2018Nenhum comentário

Design de embalagens para a importação e exportação de produtos

Com a globalização vimos um aumento no comércio entre países, com exportação e importação de diversos produtos. Os produtos que têm esse alcance além de suas fronteiras precisam se adequar aos países em que eles chegarão, seguindo regras de qualidade de produto, assim como de embalagem. Sendo assim, é necessário um estudo mais extenso para adequar o design de embalagens para produtos de importação e exportação.

Design de embalagens para diferentes mercados

Ao iniciar o processo de Design de Embalagem Total para qualquer produto é preciso entender bem a marca, o mercado, o público e o produto em si. Para a importação, muitas empresas tem uma certa dificuldade de trazer um produto de fora e inseri-lo no mercado brasileiro. Às vezes o produto é novidade no Brasil ou possui diferenciais que o consumidor brasileiro ainda não entende. Assim, é preciso realizar pesquisas e identificar a melhor forma de inserir um produto importado no país.

design de embalagens

Já para a exportação de produtos, alguns casos podem ser mais complicados. É preciso entender o mercado de outros países e, muitas vezes, desenvolver apenas um projeto que consiga comunicar o produto de forma eficaz em diferentes países. Para isso é preciso muita pesquisa, experiência no mercado externo e um bom relacionamento com empresas exteriores.

design de embalagens

Para a importação ou exportação de produtos a fase da pesquisa de mercado é essencial e pode diferenciar um projeto de design de embalagem bem sucedido de um projeto não eficaz. Os estudos realizados antes da criação da embalagem apontam as diferenças culturais necessárias para estabelecer como a comunicação deve ser feita para aquele mercado específico e como a embalagem deve ser usada como um meio para essa comunicação.

Legislação e normas de design de embalagens

Além do cuidado em entender o mercado e a comunicação de um país, é de extrema importância compreender a legislação de produtos de cada país envolvido. Hoje as normas para produtos de alimentação, beleza, saúde e outros é muito específica para cada país. Há regras gerais que devem ser seguidas e são estabelecidas por órgãos legisladores internacionais, mas cada país tem também suas normas e seus próprios órgãos.

design de embalagens-cafe-absolut

Estas normas estabelecerão não somente regras para produção e comercialização do produto, mas também regras de informações em rótulos e embalagens. Diferentes países seguem diferentes normas que dizem como informar o conteúdo daquele produto e a criação de códigos de barras ou outros termos técnicos. Por isso, é preciso conhecer as normas de cada país e desenvolver as embalagens em torno destas regras.

design de embalagens dani foods

Produtos, rótulos e embalagens precisam ser aprovados pelos órgãos competentes. Produtos que serão importados para nosso país passam pelos órgãos locais, assim como produtos exportados irão passar por órgãos dos outros países. Então é preciso ter uma expertise técnica e muito conhecimento sobre as regras para que eles não só tenham uma embalagem bonita, mas também para que sejam liberados para comercialização em países diferentes de sua origem.

Como percebemos, o design de embalagens para exportação e importação precisa seguir uma série de estudos de mercado e de legislatura, indispensáveis para sua comercialização ser aprovada e sua aceitação no mercado. Esse trabalho deve ser feito por profissionais experientes que entendem o processo por inteiro.

Na Indústria da Imagem trabalhamos com o Design de Embalagem Total, prestando consultoria na importação e exportação de produtos, juntamente com o design de embalagens que vendem. Procure a nossa equipe para entender mais sobre importação e exportação de produtos! Envie um e-mail para contato@industriadaimagem.com.br e vamos conversar!

23/10/2018Nenhum comentário

Design de embalagens para exposição no PDV

O processo de design passa por diferentes etapas até a criação dos rótulos e embalagens ideais para um produto. Mas um dos principais pontos para o sucesso do desenvolvimento é o planejamento de sua embalagem conforme a sua exposição no ponto de venda.

Planejamento e Pesquisa de Mercado

Não pode-se criar rótulos e embalagens avulsos, sem considerar onde o produto será vendido e como este será exposto. Para isso é preciso conhecer o mercado e os concorrentes diretos e indiretos do produto.

Deve-se considerar em que tipo de comércio o produto será vendido. São várias as possibilidades, como: supermercados, padarias, lojas, quiosques, venda online e muitos outros.

design de rótulos e embalagens

Dentre estas opções, precisa-se considerar como este produto será exposto: em gôndolas, freezers, geladeiras, empilhados em ilhas, próximos ao caixa, dependurados e outros.

E, finalmente, com estas informações em mente, precisa-se entender os concorrentes no ponto de venda. Quais são os produtos próximos ao seu que competirão pela atenção do cliente? Quais os diferenciais do seu produto? Quais as cores mais usadas e como as informações são apresentadas?

Com todos estes dados, explicados da forma mais detalhada possível, pode-se começar a pensar no desenvolvimento dos rótulos e embalagens do seu produto.

Desenvolvimento do shape da embalagem

Sabendo onde e como seu produto será comercializado, pode-se elaborar como o seu produto será vendido. Embalagens de plástico, vidro, garrafas, bandejas, sacos herméticos, são algumas das inúmeras possibilidades. O shape da embalagem pode ser inovador, mas sempre considerando como o produto será exposto no PDV para não impossibilitar que este produto fique próximo aos seus concorrentes.

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Design de rótulos e embalagens

Com o shape definido, pode-se começar a pensar no design. Até mesmo esta parte criativa do processo precisa levar em conta o ponto de venda. Algumas formas de exposição do produto trazem a necessidade de grandes fontes e informações muito explícitas. Enquanto outras devem ser mais inovadoras para chamar a atenção do cliente.

design de rótulos e embalagens

Alguns produtos são tão conhecidos pelos consumidores por suas cores, por exemplo, que é preciso trabalhar com o design sem afetar esse reconhecimento já construído. Enquanto outros produtos que são lançamentos precisam passar por um estudo de cores para estabelecer qual será mais eficiente para o produto.

Planogramas para o ponto de venda

Depois dos rótulos e embalagens desenvolvidos, é muito importante desenvolver um planograma para exposição dos produtos. O planograma é um mapa com regras de como o produto deve ser apresentado no PDV. Profissionais como promotores de vendas se encarregarão de usar esse planograma e organizar a exposição dos produtos no ponto de venda conforme as estratégias previamente definidas. Estas estratégias de planograma e exposição de produtos são muito eficazes para aumento de vendas e sucesso de um produto. Por isso este planograma deve estar alinhado com o design de rótulos e embalagens.

design de rótulos e embalagens

É importante ressaltar que o design de embalagens e estratégias de ponto de vendas são muito necessários para o sucesso de um produto, principalmente produtos de empresas com orçamento restrito de marketing, sem verba para grandes investimentos em mídia. Se o consumidor não conhece seu produto por meio de propagandas e não irá procurá-lo na loja, é preciso apresentá-lo de forma eficaz no ponto de venda.

Para isso é fundamental a contratação de profissionais especializados em Design de Embalagem Total, pois esse assunto demanda conhecimento técnico, grande experiência e conhecimento de mercado. Entre em contato a Indústria da Imagem e vamos marcar uma conversa sobre o seu produto e como o Design de Embalagem Total pode te ajudar! Telefone: 31 2512-7990 | E-mail: contato@industriadaimagem.com.br

04/10/2018Nenhum comentário

Embalagens como ferramenta de marketing

As embalagens têm funções que vão muito além de armazenar produtos. Elas são uma extensão da marca e uma importante ferramenta de marketing.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen, intitulada “A hora certa de ativar o shopper”, afirma que 70% das decisões de compra são tomadas de frente para as gôndolas, em meio às várias opções de produtos e diversidade de marcas.  Isso faz com que as embalagens sejam de extrema importância para a compra e divulgação do produto.

Por isso, várias estratégias de marketing podem ser aplicadas às embalagens, com o intuito de adequar a produto às necessidades dos consumidores.

Pesquisas de mercado e as embalagens

As pesquisas de mercado são de extrema importância em diferentes etapas do marketing e concepção dos 4 P’s: produto, preço, praça e promoção. Desde a criação do produto, pesquisas são realizadas para entender os nichos de mercado e as necessidades do público alvo. Estas pesquisas também são usadas para identificar concorrentes diretos e indiretos e os processos de produção. Todas essas informações devem ser aplicadas ao design de embalagens, para criar uma embalagem que seja competitiva no PDV, mas que também seja viável financeiramente para a linha de produção, transporte e armazenamento.

O processo de Design de Embalagem Total se baseia em pesquisas de mercado e muita experiência dos profissionais, unido à criatividade para criar um design que representa os valores da marca, se destaca diante à concorrência, protege o produto e ganha o consumidor.

marketing embalagem salera

Design de embalagens

O design é uma estratégia de marketing utilizada para criar marcas e produtos. O design de embalagens possui diversas estratégias específicas para a criação de embalagens que se destaquem e forneçam as informações necessárias. Algumas dessas estratégias são: estudo de cores, visores, fontes, uso de ilustrações e fotos, temas especiais, mascotes, shapes diferenciados, materiais que maximizem as qualidades do produto, dentre outras.

marketing de embalagens top food

Todas essas estratégias devem ser alinhadas com o produto e todo o plano de marketing estabelecido para ele, sempre retomando aos valores da marca e as necessidades do público alvo.

Campanhas publicitárias com embalagens

Até mesmo nas campanhas publicitárias, grande parte da promoção de um produto depende das embalagens. Campanhas só são criadas após a embalagem estar idealizada e as propagandas devem retratar a embalagem e não somente o produto, já que é a embalagem que o consumidor encontra no mercado. Outro ponto interessante é o alinhamento de estratégias do design de embalagem com as campanhas. Uma embalagem com um design incrível e um produto maravilhoso, quando retratada em uma televisão de 42 polegadas ou um outdoor imenso, pode passar despercebida no PDV por causa de suas reais dimensões. É preciso alinhar essa comunicação para que o consumidor desperte o desejo do produto durante uma propaganda e consiga encontrá-lo no PDV.

rotulagem

 

Pós-venda e as embalagens

As embalagens podem ser um ótimo instrumento de marketing para o pós-venda quando alinhadas com as redes sociais visando aumentar o engajamento dos consumidores com a marca.  Promoções e sorteios também podem usar embalagens como forma de comunicação, assim como brindes, que podem ser colocados nas embalagens para estimular a compra. E as embalagens podem, também, ser reutilizadas, como por exemplo, as latas de leite infantil que podem se tornar brinquedos para as crianças ou objetos utilitários.

 

criação de embalagens

Como se vê, as embalagens são potenciais ferramentas de marketing. O importante é ter profissionais experientes para conduzir o processo e alinhar todas as estratégias em conjunto com a equipe de marketing do produto.

Se você deseja criar ou revitalizar a sua linha de embalagens, entre em contato com a Indústria da Imagem e vamos conversar: (31) 2512-7990 e (31) 9.7317-0029.

21/09/2018Nenhum comentário

Design de embalagens para venda online

Uma marca é construída a partir de vários elementos, sendo a embalagem um dos mais importantes. Ela deve comunicar valores essenciais para a sua marca. E quando a venda dos produtos é feita online, a responsabilidade da embalagem em representar esses valores se torna ainda maior. Por isso vamos falar hoje sobre o design de embalagens para produtos de venda online.

O número de lojas online, ou o famoso e-commerce, tem crescido muito no Brasil, mesmo durante a crise econômica. Em 2017 este mercado faturou 47,7 bilhões de reais no nosso país, segundo Webshoppers, tendo projeção para aumento de 15% em 2018.

design de embalagens

Muitas marcas lançam produtos online antes de enviarem para o varejo. Enquanto outras estão fazendo o caminho inverso, saindo do varejo e se especializando na venda online. Isso para diminuir custos, poder abranger sua presença territorial e focar no desenvolvimento de produtos.

Há muitos benefícios em se trabalhar com a venda online, mas é preciso ter atenção em vários outros pontos. Não há mais a interação ao vivo com o consumidor. Ele não pode pegar o produto ao fazer sua escolha, a concorrência se torna muito maior pela abrangência de produtos na internet, é mais difícil criar uma experiência digna do seu produto para cada consumidor, e assim por diante. Por isso, o design de embalagens se torna ainda mais importante neste momento.

O design de embalagens para produtos vendidos em e-commerce precisa atrair a atenção e criar experiências com o consumidor, seja através da tela do computador ou quando ele recebe o produto em casa.

Design de embalagens para um PDV online

Produtos de e-commerce tem como seu ponto de venda a tela de computadores, tablets e principalmente os celulares. Por isso toda a cadeia do design de embalagens deve ter como foco este formato de venda.

  1. Ao desenvolver embalagens para estes produtos é preciso pensar em cores e designs que chamem a atenção, seja no site do produto ou em ferramentas de busca. Informações de texto importantes devem estar realçadas na embalagem para serem visíveis nas fotos pela tela do computador ou celular. desenvolvimento de embalagens - life is nuts
  2. Mockups bem montados e fotos de qualidade que realcem esse design de embalagens especializado completam uma ferramenta que pode ser decisiva na hora do cliente tomar sua decisão de compra. design de embalagens
  3. Compras online são normalmente entregues pelo correio ou transportadoras. Por isso a embalagem deve ser desenvolvida de forma que esteja preparada para armazenar o produto até a entrega, sem maiores complicações. Embalagens resistentes e materiais mais leves são peças importantes no design de embalagens para e-commerce.

 

Use a experiência da compra online a favor do design de embalagens

Fazer compras online gera uma experiência muito agradável da expectativa de receber o produto e a surpresa ao abrí-lo quando está com a embalagem em mãos. E as embalagens podem elevar essas experiências.

Depois do cliente conquistado e a compra finalizada, o design de embalagens pode aproveitar para criar sentimentos e fidelizar aquele cliente. Antes mesmo do cliente abrir sua encomenda, ele pode se sentir especial com uma fita personalizada da marca ou uma caixa diferenciada. Um produto embalado cuidadosamente e um cartão personalizado enviam mensagens poderosas sobre os valores de sua marca. E a forma como o produto é entregue pode criar uma experiência única, conquistando o consumidor online pela embalagem.

 

Inove nos formatos. Entregue pizzas em caixas retangulares ou lingerie em uma embalagem que pode ir à máquina de lavar. Aproveite que não há regras de PDV para usar a imaginação e se diferenciar na embalagem.

 

O desafio de criar embalagens para venda online pode se tornar uma oportunidade de surpreender seu cliente, fidelizá-lo e aumentar suas vendas. Conte com a Indústria da Imagem para criar projetos de Design de Embalagem Total para a venda dos seus produtos em e-commerce. Entre em contato com a nossa equipe! Ligue 31 2512-7990, envie um e-mail para contato@industriadaimagem.com.br ou envie uma mensagem para o Whatsapp 31 97317.0029. Aproveite para nos seguir nas nossas rede sociais!

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06/09/2018Nenhum comentário

Desenvolvimento de embalagens para produtos funcionais

Há uma tendência em crescimento no mercado de produtos funcionais. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o que consomem e procuram produtos melhores para o seu corpo e para o meio ambiente. Assim, alimentos funcionais estão ganhando uma grande parte do mercado, se tornando mais populares nas prateleiras de todos os supermercados e lojas especializadas. Essa tendência chegou muito forte no mercado de desenvolvimento de embalagens, já que estes produtos precisam de designs especializados.

Alimentos funcionais são aqueles que apresentam benefícios à saúde, além das suas funções nutricionais básicas. Normalmente são de consumo constante e apresentam grandes benefícios quando vinculados a uma dieta balanceada. E para desenvolver a embalagem destes produtos é preciso ter esta função em mente. Alimentos funcionais precisam de um apelo diferenciado em sua embalagem.

O consumidor do produto funcional

Como ponto de partida, deve-se ter em mente o consumidor do produto funcional. O público de produtos funcionais são consumidores mais preocupados com a saúde, atentos ao que consomem e mais informados sobre as funções dos alimentos. Guiados ou não por profissionais da nutrição, os consumidores estão em busca de informação. E esta informação precisa estar clara na embalagem do produto.

desenvolvimento de embalagens

Tabela nutricional, valores energéticos, modo de consumo, detalhes da fabricação do produto, formas de manipulação e conservação são essenciais na decisão de compra do produto funcional. Por isso, o desenvolvimento de embalagens precisa comunicar as informações de maneira completa e de forma clara e objetiva.

Design de embalagem para produtos funcionais

Além de um produto com todas as informações relevantes aplicadas na embalagem, é muito importante que este produto seja atrativo para seu público. Produtos com funções diferentes levam designs diferentes no desenvolvimento de embalagens. Alimentos para dieta e perda de peso normalmente são associados à cores mais claras, fontes leves e visual mais clean. Alimentos para o ganho de massa são associados a imagens mais fortes, cores escuras e fontes em negrito. Enquanto alimentos mais naturais dão ênfase a imagens da matéria prima, visores para visualização do produto e mais apelo à naturalidade do alimento.

Cada tipo de alimento funcional precisa ser analisado antes do desenvolvimento de embalagens. Mesmo existindo um mapa visual para cada tipo de produto, é preciso inovar e se destacar no PDV, sendo muito importante então analisar a concorrência e o que se encontra no mercado similar ao produto em questão.

Embalagens funcionais

Na maioria das vezes alimentos funcionais são vendidos em embalagens também funcionais. Embalagens funcionais são aquelas que apresentam funções além da de armazenar e transportar o produto. São desenvolvidas pensando no transporte, compra, uso e descarte, com preocupações por toda a vida útil do produto e da embalagem.

desenvolvimento de embalagens - life is nuts

Algumas funções importantes que as embalagens funcionais podem oferecer:

  • Fechamento e refechamento da embalagem para conservar o alimento;
  • Sistema de fácil abertura, com melhor acondicionamento do produto e prolongando a vida útil do alimento;
  • Embalagens ecológicas, que podem ser recicladas, reutilizadas, amassadas, com possibilidades de utilizar refil e que, em geral, tem uma consciência ecológica;
  • Tamanhos reduzidos para evitar o desperdício e para o consumo imediato;
  • Embalagens que podem ser usadas depois do consumo, como uma embalagem que pode ser plantada depois do consumo;
  • E muitas outras possibilidades.

Essas embalagens funcionais agregam valor ao produto funcional e também se preocupam com o processo de consumo em todo o mundo. E essa preocupação com o consumo da sociedade vem sendo uma tendência em crescimento não só no design de embalagens, mas em diversos setores dos mais diversos mercados.

desenvolvimento de embalagens - fito alimentos

Por isso, se você está produzindo um produto funcional, pense estrategicamente no desenvolvimento de embalagens e como ela pode agregar valor à sua marca. Entre em contato com a Indústria da Imagem para apresentarmos para você os nossos serviços: https://designdeembalagem.com.br/contato.

 

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