Um bom design de embalagens posiciona marcas e vende produtos. Usa cores, desenhos, imagens para comunicar uma marca pela embalagem. Mas há outros elementos que falam muito sobre a identidade da marca e que devem ser considerados na criação de embalagens.
Empresas estão sempre interessadas nas opiniões dos consumidores e nas tendências de consumo. Muitas estratégias são criadas baseadas em estudos de mercado. E uma das grandes tendências de 2018 são as embalagens que levam em conta questões ambientais. Uma pesquisa feita pela Tetra Pak em 2017 afirma que 47% dos consumidores brasileiros procuram por selos ambientais, como FSC (Forest Stewardship Council), embalagem reciclável, embalagem criada com matéria-prima renovável e outros. E 48% da nossa população separa os resíduos para a coleta seletiva, número mais alto dentre os países em desenvolvimento pesquisados.
Isso mostra que a preocupação com o meio ambiente é um fator muito relevante para o consumidor e deve ser refletido na criação de embalagens. Investimentos feitos por empresas e indústrias em benefício do meio ambiente precisam ser repassados ao consumidor para estimular a reciclagem e atrair os consumidores que já tem esse cuidado. Há algumas formas de diminuir o impacto ao meio ambiente e mostrar aos consumidores como ser eco-friendly.
A criação de embalagens que evitam desperdício
Além da tendência verde que estamos vendo no mercado, podemos perceber também o crescimento de pessoas que moram sozinhas ou pessoas muito atarefadas que precisam comprar produtos para consumir rapidamente. E estes nichos são ótimos para se fundirem na criação de embalagens.
Pensando no desperdício de comida e outros produtos, é necessário criar embalagens menores, para consumo em porções. Assim o consumidor pode comprar somente o que precisa sem desperdício, tendência contrária à dos anos 90 em que quanto maior o pacote, melhor. Ao mesmo tempo, hoje temos diversas tecnologias que, através da embalagem conseguimos aumentar a validade de produtos e diminuir o desperdício.
E considerando aquelas pessoas que consomem produtos na correria, precisamos pensar em opções que não gerem tanto lixo. Se cada pessoa for comer seus lanches em pacotes plásticos, teremos uma quantidade absurda de lixo diário. Hoje, 80% das embalagens são descartadas após serem usadas somente uma vez. Por isso é importante pensar em embalagens recicláveis e até reutilizáveis. Porções pequenas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis são a opção ideal para este público.
O estímulo ao consumo consciente
Consumidores estão atentos às mensagens passadas pelas embalagens dos produtos que consomem, principalmente aqueles fidelizados. Por isso, embalagens que demonstram sua preocupação com o meio ambiente, enfatizando a mensagem para reciclar a embalagem, ou mostrando como a empresa faz para diminuir o impacto da produção de seu produto no meio ambiente, pode estimular seus consumidores a fazerem o mesmo. Além disso, a marca irá contar com um valor agregado muito valioso hoje em dia, a preocupação com o futuro do mundo.
Dessa forma, a criação de embalagens deve usar aspectos gráficos para demonstrar sua preocupação com o meio ambiente e usar de linguagens que condizem com a empresa para estimular o consumo consciente dos seus consumidores.
Transparência na criação de embalagens
Embalagens são o espelho de uma empresa. Não podemos demonstrar ao consumidor algo que não é coerente com a marca. Por isso o cuidado com o meio ambiente vem de dentro da empresa e reflete na criação de embalagens.
O cuidado com a fabricação dos produtos pode ser ao utilizar fontes renováveis, produtos naturais e fábricas que não poluem os rios e evitam a liberação de CO2 no meio ambiente. A logística de armazenagem, transporte e distribuição pode reduzir perdas e economizar em combustível. Usar material reciclado ou retornável pode até diminuir custos e oferecer ao consumidor embalagens que não se tornaram lixo. Todas essas ações internas na empresa com certeza afetam sua imagem e devem ser representadas na criação de embalagens dos seus produtos.
Selos importantes devem ser conquistados e a transparência é o principal caminho para conquistar o consumidor. Por isso as empresas precisam acompanhar essa nova tendência de mercado e se unir aos consumidores neste movimento para salvar o mundo.
Se você também acredita nisso, mande um e-mail para a Indústria da Imagem e vamos conversar sobre a embalagem do seu produto: contato@industriadaimagem.com.br
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