O design gráfico tem uma grande gama de aplicações. Ele é usado para criar identidades visuais, peças publicitárias impressas, digitais, tipografias, editoriais, e, inclusive, embalagens. O design de embalagem é uma vertente também do design de produto, que tem suas próprias especificidades.

A criatividade, além dos conhecimentos do designer gráfico, sejam técnicos ou teóricos, são muito importantes para o design de embalagens. Mas alguns conhecimentos específicos da área também são necessários para criar bons projetos de embalagem.

Rótulos e suas informações

A primeira especificidade do design gráfico para embalagens que vamos discutir é o rótulo. Por “ rótulo” entendemos aqui toda a parte visual e gráfica de uma embalagem. A criação e design do rótulo não são meramente ilustrativas. Elas usam tanto da criatividade e inovação do designer, quanto do seu conhecimento técnico de rotulagem.

design gráfico

Profissionais de design que desenvolvem embalagens precisam ter, além do domínio dos conceitos e mensagens que a marca deseja transmitir, o conhecimento das informações técnicas necessárias ao rótulo de um produto. Cada produto recai sobre uma categoria diferente, seja alimentício, cosmético, farmacêutico, limpeza, dentre outros. E cada categoria precisa informar ao consumidor, em seu rótulo ou embalagem, informações específicas, como por exemplo:

  • Valores nutricionais;
  • Componentes ou ingredientes;
  • Presença de lactose, gluten, castanhas e outros;
  • Instruções de uso;
  • Cuidados específicos com o produto;
  • Informações de lote, fabricação e validade;
  • Códigos de barra;
  • Informações do fabricante;
  • Dentre diversas outras informações específicas.

O designer que desenvolve embalagens deve conseguir inserir em sua criação todas as informações necessárias e obrigatórias de um produto (sejam elas estéticas ou técnicas), para que ele comunique de forma efetiva o que a empresa deseja trazer ao cliente. Este trabalho é de extrema importância no desenvolvimento de uma embalagem.

Legislações de produto

Há diferentes normas a serem seguidas ao se desenvolver a embalagem para um produto. O designer gráfico deve ter em mente todas as especificidades para a embalagem do produto que está desenvolvendo antes de sua criação. Estas regras podem modificar o armazenamento, shape e materiais de uma embalagem.

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Além de conhecimento de mercado e de como apresentar uma marca através da embalagem do seu produto, o designer gráfico deve aplicar essas regras em sua criação para que o produto seja atrativo no PDV, mas também corretamente sinalizado e embalado. Algumas legislações que devem ser pesquisadas ao desenvolver uma embalagem:

  • Normas da Anvisa para embalagens;
  • Normais de importação e exportação, caso se apliquem;
  • Normas do Inmetro, como quantidade nominal;
  • Simbologias de identificação e manuseio;
  • Simbologias eletrônicas;
  • Registro em órgãos governamentais;
  • Normas de declaração de aditivos, valores nutricionais e ingredientes;
  • Dentre outras específicas para cada produto.

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Noções de materiais para embalagens

Outra especificidade do design gráfico para embalagens é a noção de materiais. Assim como um designer de peças publicitárias tem conhecimento sobre papéis e formatos, o designer de embalagens deve saber como sua arte se comportará em diferentes materiais.

Primeiramente, deve-se escolher um shape e material que sejam condizentes com o produto que está protegendo. Assim como materiais de limpeza tem os shapes e materiais específicos para comercialização e uso, outros tipos de produto também tem materiais específicos para sua embalagem.

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Depois de estabelecido o shape e material da embalagem, o designer deve saber como sua arte será aplicada naquele material. Cores, fontes e formas de impressão se aplicam de formas diferentes em materiais diferentes. Por isso, o designer de embalagens deve ter experiência com materiais para fazer as escolhas mais assertivas.

O designer não deve desenvolver embalagens aplicando formatos e materiais inusitados. Regras devem ser seguidas para a comercialização de cada tipo de produto.

Design tridimensional

O design de embalagem é um design tridimensional. Além de desenvolver artes para uma superfície plana, o designer de embalagens deve também ter um conhecimento em desenvolver projetos que considerem ergonomia e estética tridimensionais.

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Artes feitas em computador e impressas em superfícies planas, como folders ou cartazes, possuem distorções e aplicações mais previsíveis. Mas para o design de embalagens é preciso ter experiência na impressão em materiais diferenciados e uma visão tridimensional. Conhecer os tipos de impressões, ter experiência com desenvolvimento de embalagem e ter uma boa comunicação com os fornecedores de insumos e impressão são de extrema importância para se desenvolver embalagens que funcionam.

A Indústria da Imagem tem mais de 20 anos de experiência com design de embalagens e todos nossos profissionais têm experiência com as especificidades do design gráfico para embalagens. Procure a nossa equipe para saber mais sobre Inteligência de Embalagem! Envie um e-mail para contato@industriadaimagem.com.br ou, se preferir, ligue para 31

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