Face a um novo perfil de consumidor cada vez mais consciente e com a crescente fiscalização dos órgãos governamentais (o que implica em uma rígida legislação), o design de embalagem afirma-se como o principal meio de disputa por clientes no PDV.
Nesta nova era de consumo, o sucesso de vendas de um produto não está mais somente relacionado à sua qualidade, mas principalmente à fatores intrinsecamente relacionados à embalagem:
- à sua estratégia de comunicação;
- enquadramento correto à legislação;
- credibilidade da marca;
- transparência no relacionamento com o cliente;
- e na sua relação “afetiva” com o consumidor.
Embalagem no PDV
O consumidor, ao deparar-se com um produto no PDV, avalia-o e toma a decisão de compra. Ou seja, em poucos segundos – entre 3 a 12 – a embalagem torna-se fator decisivo de compra, podendo influenciar em até 85% a probabilidade da venda do produto, caso o cliente seja “fisgado” por ela. Assim, antes de ser um elemento puramente estético, o design de embalagens deve ressaltar os valores da marca, os atributos do produto, seu modo de uso e conservação, as diretrizes para proteção, acondicionamento e transporte do produto, além de estar perfeitamente de acordo com a legislação vigente exigida pelos órgãos competentes.
São, portanto, infinitos os ganhos frente a um design de embalagem eficiente e “amigável”, o que se reflete pela escolha acertada da agência. Este trabalho deve ser confiado a uma agência competente, com profissionais habilitados e criativos, que dominem as técnicas de uso de materiais, processos de impressão e produção industrial, legislação de rotulagem, técnicas de exposição no PDV a partir de comportamento do consumidor, além de possuírem uma boa metodologia para a pesquisa do produto a ser embalado.
Afinal, de nada adianta um produto com alta qualidade comprovada se a embalagem não oferecer ao cliente a percepção da qualidade do seu conteúdo. Uma boa dose de bom gosto e criatividade, associada a um design de embalagens eficiente e sensato, talvez seja o grande divisor de águas na fidelização do consumidor.
Conheça alguns dos nossos projetos de design de embalagem.
Para conversarmos sobre um novo projeto de design para as suas embalagens, contate-nos pelo WhatsApp (31) 99284-0066.
Fabrizio Libânio
Diretor de Produção da Indústria da Imagem
No comments.