Hoje os supermercados têm em média de 15 mil a 20 mil produtos em suas prateleiras, divididos em centenas de SKU’s de diferentes tipos. E o design de embalagem é essencial para desenvolver soluções importantes para a logística, preservação do produto, organização das prateleiras e, principalmente, comunicar os valores daquele produto.
E como estratégia de venda e fortalecimento de marca, muitos supermercados estão vendendo produtos de marca própria em seus estabelecimentos. Conhecendo todos os fornecedores, o supermercado negocia diretamente melhores preços e vende os produtos com o seu nome, como leite, pão, congelados, iogurtes e muito mais. Alguns destes supermercados usam a sua marca já existente, enquanto outros criam uma marca nova para representar estes produtos.
De qualquer forma, a produção e logística do produto é toda por conta do produtor, enquanto o supermercado se preocupa em vende-lo. Por isso, fica a cargo dos donos da marca própria desenvolverem o design de embalagem para os produtos.
Para desenvolver a embalagem os supermercadistas têm a vantagem de conhecer bem o mercado, seus clientes e costumes. Mas, ao mesmo tempo, seus produtos irão competir com o de outras marcas parceiras e que dependem daquele espaço para vender seus produtos. Para conseguir uma boa estratégia dentre estes dois fatos é preciso muita pesquisa e desenvolvimento em design de embalagem.
Conhecendo o mercado de marcas próprias
Os supermercadistas são quem melhor conhece o comportamento dos consumidores e do mercado. Eles percebem diariamente a variação de preços, procura e oferta de produtos. Sabem o que os consumidores mais procuram, os preços que estão dispostos a pagar e quais produtos tem maiores ou menores variações. Por isso eles conseguem criar estratégias para escolher os melhores produtos para serem vendidos como marca própria.
Após as negociações com fornecedores eles devem desenvolver a embalagem para revender o produto. O design de embalagem para produtos de marca própria deve ser desenvolvido com base em grandes estudos de mercado e do comportamento dos consumidores daquele supermercado. Estudos, avaliações e pesquisas são desenvolvidos para criar a embalagem que seja atraente para o consumidor e transmita os valores da marca. Ter em mãos essa quantidade de dados é importante para o design de embalagem, mas ao mesmo tempo cria um escopo que deve ser seguido.
Design de embalagem para marcas próprias
Grandes empresas supermercadistas são as mais famosas por seus produtos de marca própria. E justamente por serem grandes empresas elas já possuem todo um trabalho de comunicação que envolve diversos aspectos de sua marca. Muitas vezes uma marca diferente da do supermercado é criada somente para seus produtos de marca própria. Por isso os criadores do design de embalagem para produtos de marca própria devem seguir um manual de marca e comunicação que indica como a marca deve ser aplicada, normas para o uso de imagens e outras regras.
Para um design de embalagem de sucesso o designer deve unir estas normas com as pesquisas de mercado e entender os consumidores e a gôndola. Saber quem estará ao lado do produto é essencial para orientar o processo de design de embalagem. A embalagem criada deve transmitir todos os valores e normas do manual de comunicação da marca própria, conseguir competir com os concorrentes no PDV e apresentar um visual novo e atrativo para o consumidor.
Por isso o design de embalagem para marcas próprias pode ser um desafio que deve unir pesquisa, normas e criatividade para desenvolver embalagens atrativas, diferenciadas e que sejam aprovadas pelos clientes.
A Indústria da Imagem tem experiência com o desenvolvimento de produtos de marcas próprias, sempre atrativos e que vendem. Para entrar em contato com a nossa equipe, envie um e-mail para contato@industriadaimagem.com.br ou ligue para (31)2512-7990.
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