Com a globalização vimos um aumento no comércio entre países, com exportação e importação de diversos produtos. Os produtos que têm esse alcance além de suas fronteiras precisam se adequar aos países em que eles chegarão, seguindo regras de qualidade de produto, assim como de embalagem. Sendo assim, é necessário um estudo mais extenso para adequar o design de embalagens para produtos de importação e exportação.
Design de embalagens para diferentes mercados
Ao iniciar o processo de Design de Embalagem Total para qualquer produto é preciso entender bem a marca, o mercado, o público e o produto em si. Para a importação, muitas empresas tem uma certa dificuldade de trazer um produto de fora e inseri-lo no mercado brasileiro. Às vezes o produto é novidade no Brasil ou possui diferenciais que o consumidor brasileiro ainda não entende. Assim, é preciso realizar pesquisas e identificar a melhor forma de inserir um produto importado no país.
Já para a exportação de produtos, alguns casos podem ser mais complicados. É preciso entender o mercado de outros países e, muitas vezes, desenvolver apenas um projeto que consiga comunicar o produto de forma eficaz em diferentes países. Para isso é preciso muita pesquisa, experiência no mercado externo e um bom relacionamento com empresas exteriores.
Para a importação ou exportação de produtos a fase da pesquisa de mercado é essencial e pode diferenciar um projeto de design de embalagem bem sucedido de um projeto não eficaz. Os estudos realizados antes da criação da embalagem apontam as diferenças culturais necessárias para estabelecer como a comunicação deve ser feita para aquele mercado específico e como a embalagem deve ser usada como um meio para essa comunicação.
Legislação e normas de design de embalagens
Além do cuidado em entender o mercado e a comunicação de um país, é de extrema importância compreender a legislação de produtos de cada país envolvido. Hoje as normas para produtos de alimentação, beleza, saúde e outros é muito específica para cada país. Há regras gerais que devem ser seguidas e são estabelecidas por órgãos legisladores internacionais, mas cada país tem também suas normas e seus próprios órgãos.
Estas normas estabelecerão não somente regras para produção e comercialização do produto, mas também regras de informações em rótulos e embalagens. Diferentes países seguem diferentes normas que dizem como informar o conteúdo daquele produto e a criação de códigos de barras ou outros termos técnicos. Por isso, é preciso conhecer as normas de cada país e desenvolver as embalagens em torno destas regras.
Produtos, rótulos e embalagens precisam ser aprovados pelos órgãos competentes. Produtos que serão importados para nosso país passam pelos órgãos locais, assim como produtos exportados irão passar por órgãos dos outros países. Então é preciso ter uma expertise técnica e muito conhecimento sobre as regras para que eles não só tenham uma embalagem bonita, mas também para que sejam liberados para comercialização em países diferentes de sua origem.
Como percebemos, o design de embalagens para exportação e importação precisa seguir uma série de estudos de mercado e de legislatura, indispensáveis para sua comercialização ser aprovada e sua aceitação no mercado. Esse trabalho deve ser feito por profissionais experientes que entendem o processo por inteiro.
Na Indústria da Imagem trabalhamos com o Design de Embalagem Total, prestando consultoria na importação e exportação de produtos, juntamente com o design de embalagens que vendem. Procure a nossa equipe para entender mais sobre importação e exportação de produtos!
Entre em contato pelo nosso WhatsApp (31) 99284-0066 ou envie um e-mail para contato@industriadaimagem.com.br e vamos conversar!
No comments.