Muitos não sabem, mas o processo de criação de uma embalagem envolve muitas esferas. Desde a conclusão da necessidade do desenvolvimento de uma embalagem, até ela chegar ao ponto de venda, há um caminho muito importante a ser traçado pelo marketing de embalagens.
A necessidade de uma embalagem
Empresas, indústrias, lojas e empresários percebem a necessidade de uma embalagem na concepção do produto ou no momento de renovar uma embalagem já existente. Esta embalagem é envolvida em diversas fases do negócio, como empacotamento, preservação do produto, logística, transporte, PDV, comunicação da marca, divulgação de informações do produto, até o consumo do produto, descarte da embalagem e, talvez, reutilização e reciclagem. São diversos os níveis envolvidos pela embalagem, que, consequentemente, precisa reunir funções e qualidades para todos esses níveis. Muito mais complexo que imaginamos, certo? Então vamos entender essas fases:
Criação da embalagem
Uma empresa, ao procurar um designer de embalagens para desenvolvê-la, precisa ter em mente todos processos pelo qual ela passa para realizar um briefing completo para criação da embalagem. Quanto mais completo este briefing, mais níveis essa embalagem atenderá e mais eficaz ela será.
Material
Primeiramente precisa-se entender o produto que será vendido. Qual a sua validade, sua perecividade, como deve ser consumido, sua fragilidade e outras características relevantes. É preciso saber tudo isso pois a embalagem pode agregar muitos valores a estes produtos. Diferentes tipos de embalagem podem aumentar a perecividade do produto. Outras embalagens são especiais para o uso no microondas, para o transporte, para não quebrar o produto mais frágil. A concepção e material para a embalagem devem ser definidos ainda no início da criação da embalagem.
Shape
É importante entender também como o produto será empacotado e transportado. Características de logística definem o shape (formato) da embalagem. Garrafas em determinados formatos facilitam a sua colocação em caixas e ganham em espaço. Formatos customizados para as necessidades daquele produto podem economizar em logística e transporte para as empresas.
Legislação
É preciso saber a composição do produto para determinar quais regras de quais órgãos a embalagem deve seguir. Produtos mais sensíveis como sem lactose, sem glúten, diet e light devem ter sua concepção bem estabelecida e informar estas características nas embalagens. Produtos que serão exportados para outros países ou importados para o Brasil também devem seguir regras específicas para cada país. Então, entender o mercado do produto e a composição do mesmo é necessário para criar uma embalagem que esteja dentro de todas as normas brasileiras e internacionais.
Design
O design de embalagens deve juntar todas as informações previamente estabelecidas e usá-las para criar embalagens funcionais e atraentes ao consumidor. Elas devem ser úteis e ao mesmo tempo comunicar os valores da empresa ao consumidor. Cores, tipografia, texto, desenhos, informações devem estar em coerência com a marca e o marketing de embalagens.
PDV
Entender o mercado que o seu produto vai entrar é o principal para definir o rumo do seu marketing de embalagens. Conhecer o ponto de venda, os concorrentes e o consumidor irá fazê-lo entender o que o seu produto deve ser e como ele deve ser vendido. Estratégias de marketing de embalagens, design e planograma são estabelecidas a partir do entendimento do mercado e do PDV.
Consumo
Outra característica muito importante é entender como o seu produto é consumido após a compra. Muitas empresas pensam no seu marketing de embalagens somente até o momento da conquista do consumidor e compra do produto. Mas este produto irá continuar comunicando os valores da sua empresa enquanto consumido. Então é preciso pensar em como o produto é consumido para facilitar o uso, evitar o desperdício e até como sua embalagem chegará no lixo. A principal tendência de embalagens de 2018 é a sustentabilidade e reciclagem. Embalagens reutilizáveis, recicláveis e recicladas ganharam o gosto do público e hoje é um fator decisivo no momento da compra.
Marketing de embalagens
O marketing de embalagens consiste em pensar na embalagem em todo o seu processo. Todos os níveis e locais que ela toca o seu consumidor e stakeholders. A comunicação, logística e venda devem estar alinhados para que a embalagem seja criada de forma completa, com sucesso desde sua criação até o PDV.
Na Indústria da Imagem trabalhamos pensando na Inteligência de Embalagem, que envolve todos os níveis da embalagem, centralizados no design. Siga-nos nas nossas redes sociais para conhecer mais sobre os nossos projetos. Facebook: /designdeembalagem. Instagram: @designdeembalagem.
No comments.