O designer de embalagens é um profissional que trabalha com a criação e desenvolvimento de embalagens para os mais diversos produtos. A área é muito procurada, já que todos os produtos que são vendidos em embalagens precisam destes profissionais. Por isso, conheça um pouco mais sobre o trabalho e as funções de um designer de embalagens.

O profissional

O designer de embalagens é um profissional com formação em design, seja ele gráfico ou de produtos, com especialização na criação e desenvolvimento de embalagens. Ele é responsável não só pela parte criativa do design, mas pela forma da própria embalagem, ergonomia, estética e estratégias.

Hoje, no Brasil, não há uma formação específica para designer de embalagens. Mas os diversos cursos de design de produtos e gráfico abrangem este conhecimento, sendo de iniciativa do estudante/profissional se especializar nesta área.

Chef n'Boss

A criação do designer de embalagens

O designer de embalagens lida diariamente com criações. Desde projetos conceituais até commodities, o profissional precisa criar embalagens que chamem atenção no PDV, comuniquem os benefícios do produto e os valores da sua marca, além de protegerem o produto que vem dentro da embalagem.

A criação no design de embalagens muitas vezes segue uma linha conceitual de uma marca que é transmitida em todos os níveis de publicidade e marketing da empresa. Por isso, mesmo que o designer de embalagens crie uma embalagem nova onde ele pode exercitar sua imaginação, a criação está atrelada a toda uma imagem do produto em diferentes pontos de contato com os stakeholders. E esta criação precisa respeitar e seguir esta linha de contato.

designer de embalagens

Formato e logística

O trabalho do designer de embalagens não se mantém dentro da criação. Ele precisa desenvolver artes para embalagens que realmente funcionem para o produto. É preciso, além de criar a arte, ajudar na definição da embalagem, seu material e processo de impressão. Um produtor de suco pode precisar definir se venderá seu produto em uma garrafa de vidro, caixa Tetra Pak ou garrafas pet. A definição da embalagem em si influencia a logística de produção, transporte e localização no PDV.

Por isso, o designer de embalagens precisa entender, além da criação, de materiais, formatos, técnicas de planograma, logística e transporte, e outras questões essenciais ao se desenvolver uma embalagem.

embalagens

As regras a serem seguidas

Todas as embalagens de produtos precisam de rótulos e informações. Essas informações devem conter ingredientes, validades, informações nutricionais para alimentos, modo de usar para cosméticos e produtos de limpeza, etc. Cada tipo de produto está dentro de uma certa categoria que é regulamentada por diferentes órgãos, seja ele Anvisa, Ministério da Agricultura, ou governos internacionais para produtos de exportação.

O designer de embalagens precisa conhecer essas regras e saber como segui-las. Criações não podem ser desenvolvidas de forma aleatória sem o cuidado com os aspectos legais do produto. A embalagem, antes de atrair o consumidor no PDV, precisa ser aprovada pelos órgãos regulamentadores. O designer de embalagens deve ter cuidado para que as informações todas estejam corretas na embalagem e sempre acompanhar as legislações para solicitar ao cliente as informações necessárias para a criação da embalagem.

designer de embalagens

Marketing de embalagens

Além disso tudo, a criação do designer de embalagens deve ter como base um plano estratégico para estimular a venda daquele produto. Para desenvolver uma embalagem, o designer precisa conhecer o mercado, os concorrentes e o comportamento do consumidor. Todo esse processo é feito em conjunto com o cliente e guiado pelo designer de embalagens, que deve saber como olhar o mercado. Só assim o profissional conseguirá criar uma embalagem que atraia o consumidor e venda o produto.

Um designer de embalagens completo entende de todo o processo de uma embalagem, desde o estudo de mercado, até a logística, impressão e pdv. Na Indústria da Imagem temos 20 anos de experiência ajudando nossos clientes a passarem por todo o processo. Assim, desenvolvemos a Inteligência de Embalagem, processo de criação que parte do design mas engloba todos os pontos abordados pela embalagem.

design de embalagens

Para conhecer mais o nosso trabalho visite a nossa página de projetos e conheça um pouco dos nossos 20 anos de experiência no mercado de design de embalagem.