Anualmente a Innova Market Insights lança um relatório sobre as tendências no mercado de alimentos e bebidas para o ano seguinte. Este relatório é desenvolvido com base em estudos de mercado, economia e comportamento do consumidor e é observado pelas indústrias alimentícias de todo o mundo. Por isso se torna um relatório muito importante para empresas de design, marketing e publicidade que têm essas indústrias como clientes. Vamos então conhecer as top 10 tendências publicadas pelo relatório Innova.
A Innova Market Insights é uma empresa de soluções para o mercado de Alimentos e Bebidas. Seus serviços vão desde o desenvolvimento de novos produtos até as estratégias de mercado para aquele produto. E todo o trabalho deles é baseado em pesquisas e produção de conhecimento sobre o mercado de alimentos e bebidas em todo o mundo. A Innova é líder em consultoria de mercado para o setor e está presente em mais de 80 países.
Com base em toda a sua experiência, pesquisas e dados, a Innova publica anualmente as tendências que ela acredita que tomarão conta do mercado no ano seguinte. As tendências do ano 2018 levam em consideração um consumidor mais preocupado com o que consome e com o meio ambiente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação saudável e diariamente escolhem produtos melhores para o seu corpo. E esse comportamento leva as empresas a produzirem alimentos e bebidas mais saudáveis, além de embalagens que transpareçam um cuidado maior com o meio ambiente e com a saúde do consumidor.
Com esta ideia em mente, as top 10 tendências do mercado de alimentos e bebidas em 2018 são:
- Mindful choices – Escolhas conscientes
Os consumidores estão mais interessados em saber os ingredientes dos produtos que consomem e como eles são produzidos, levando estes fatores em consideração no momento da compra. Nos EUA, Reino Unido e Alemanha 1 em cada 2 consumidores lê o rótulo de ingredientes e valores nutricionais antes de adquirir um alimento. Além disso, os consumidores também estão fazendo escolhas mais éticas em relação a embalagens e marcas que são mais preocupadas com o meio ambiente.
- Lighter enjoyment – Satisfação mais leve
Consumidores aumentarão sua procura por alimentos e bebidas mais leves com relação à níveis alcóolicos, açúcar, sabores, texturas e até mesmo menores porções. Mas estes fatores não podem afetar sabores já conhecidos pelo consumidor e a alta qualidade dos produtos já fidelizados por eles.
- Positively processed – Alimentos processados positivamente
Com esta constante preocupação com a alimentação saudável por parte do consumidor, a indústria passa a procurar por novas formas de se processar alimentos, de forma mais leve e natural, como comidas fermentadas, cafés e chás gelados, além do desenvolvimento de novos produtos que atendam esta demanda.
- Going full circle – Completando o ciclo
Consumidores levam mais em conta questões como reciclagem e diminuição de desperdícios, esperando que as empresas também levem em consideração estes fatores no momento de produzir alimentos. Isso leva as empresas a encontrarem novas formas de diminuir e reutilizar seus resíduos, além de desenvolver embalagens renováveis ou biodegradáveis.
- Beyond the cooffeehouse – Além do Café
Os Millenials e a Geração Z vêem o café como uma tendência constante que faz parte de suas vidas. Mas gerações mais novas estão olhando também para o chá, com sabores e experiências atribuídas ao café, mas com características mais saudáveis do chá. Assim, chá e café estão indo além das cafeterias e tendo seus sabores usados em chocolates, barras de proteína, biscoitos, iogurtes, geleias e muito mais.
- Say it with color – Use muitas cores
Alimentos prontos para serem fotografados e postados no Instagram são uma exigência dos Millenials. Por isso designers devem abusar das cores mais vibrantes, mas sempre considerando cores que comunicam uma imagem de produto saudável.
- Dining out, in – Jantando fora, em casa
As experiências de supermercado e restaurantes estão se misturando e as pessoas procuram cada vez mais por produtos gostosos, com qualidade de restaurante, mas prontos para levar para casa do supermercado. Por isso é necessário investir no desenvolvimento de produtos prontos para levar.
- From snacks to mini meals – De lanches à pequenas refeições
A vida corrida tem feito as pessoas gastarem cada vez menos tempo com refeições, por isso procuram soluções rápidas e saudáveis, como frutas prontas para beliscar.
- Ocean Garden – Jardim oceânico
Alguns vegetais vindos do mar com muitos nutrientes, como spirulina e kelp (alga), estão saindo do setor de suplementos e chegando aos setores de alimentos e bebidas, trazendo novos sabores e novos nutrientes para os estilos de vida atuais.
- Bountiful choice – Escolhas diferenciadas
Empresas da indústria de alimentos e bebidas sempre estão procurando como atender os desejos e necessidades dos seus consumidores. Mas 10% dos consumidores de todas as categorias de produtos dizem que são atraídos por novidades e variedade. E a Innova acredita que esta é a razão do enfraquecimento de algumas grandes empresas e o crescimento de pequenas empresas que trabalham neste nicho e oferecem novidades aos consumidores.
E essas são as top 10 tendências do mercado de alimentos e bebidas que definitivamente devemos manter em mente durante todo o ano de 2018, segundo a Innova Market Insights. E se você precisa de ajuda para se destacar em 2018, ligue pra gente e conheça os nossos serviços.
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