O consumo evolui constantemente, com consumidores com novos comportamentos de mercado. Assim surgiram os nativos sustentáveis, pessoas que guiam seu consumo com base em escolhas sustentáveis e se sentem confortáveis nestas diretrizes. Com isso as indústrias estão percebendo estas mudanças e desenvolvendo produtos e embalagens para esta tendência.

Quem são os nativos sustentáveis?

Os nativos sustentáveis são consumidores que agem em benefício do meio ambiente sem precisarem ser estimulados ou requisitados. Estas pessoas são consideradas uma nova geração que cresceu no meio de mudanças da sociedade, criada com uma consciência ambiental e sustentável em mente. Esta consciência é praticamente intrínseca em seu comportamento e hábitos de vida e de consumo.

Os nativos sustentáveis procuram produtos de cadeia sustentável, que são o que justamente fazem sentido para eles. Mas, apesar dessa visão de meio ambiente, o consumo é mais motivado pelo indivíduo em si do que por uma consciência coletiva.

embalagens sustentáveis

É importante ressaltar que os nativos sustentáveis são uma tendência generalizada de consumo, e não um nicho específico para se criar produtos e embalagens especiais. Os nativos sustentáveis estão aumentando sua fatia de consumo em toda as classes sociais e econômicas. Por isso, a tendência deve ser levada em conta na criação de novos produtos, assim como a reformulação para que um produto continue relevante no mercado.

Produtos e embalagens para nativos sustentáveis

Com uma nova geração e novos comportamentos, é preciso apresentar novas soluções para o mercado. Entender os hábitos de consumo dos nativos sustentáveis é muito importante para desenvolver os produtos e embalagens para o futuro. Esse consumo vem de valores como a praticidade e a recompensa.

embalagens

Os nativos sustentáveis procuram produtos que vão além de uma embalagem reciclável. A ideia é que os produtos sejam gerados de forma consciente (menos agrotóxicos e conservantes, sem testes em animais, etc) e vendidos de forma a trazer praticidade para o dia a dia do consumidor. Produtos fáceis de pegar e levar, embalagens que minimizam o desperdício do produto, alimentos saudáveis e de fácil preparo. Tudo isso são características consideradas relevantes pelos nativos sustentáveis.

As embalagens tomam um papel muito importante nesse consumo, pois transformam um produto e podem ser cruciais na escolha feita por essa geração. Algumas características a serem consideradas no desenvolvimento de embalagens para os nativos sustentáveis são:

  • Embalagens práticas e que se adaptem a diferentes rotinas;
  • Trazer informações relevantes sobre o alimento e a embalagem;
  • Ser uma forma de se conectar com outras pessoas com interesses em comum;
  • Facilitar a organização da casa ou escritório;
  • Demonstrar explicitamente as recompensas que aquele produto traz para o consumidor

embalagens

Essas são algumas formas de se pensar as embalagens para os nativos sustentáveis. Essa tendência está ganhando força no Brasil e no mundo e deve-se ficar atento a uma nova cultura que irá emergir dos nativos sustentáveis.

embalagens

Essa é uma das razões pelas quais desenvolver embalagens envolve tantos processos e níveis de planejamento e pesquisa. O mercado, as tendências, além da produção, logística e legislação devem ser sempre usados como direcionamento para a criação de embalagens. Na Indústria da Imagem trabalhamos com Inteligência de Embalagem, a fim de criar projetos eficientes e que reflitam o mercado e o consumidor.

Para saber como a Indústria da Imagem pode ajudar o seu produto a se destacar no mercado, entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar!

Email: contato@industriadaimagem.com.br

Telefone: +55 31 2512-7990

E para saber mais sobre Inteligência de Embalagem e os projetos que desenvolvemos, siga a Indústria da Imagem nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/designdeembalagem/

Instagram: https://www.instagram.com/designdeembalagem/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ind-stria-da-imagem/