Embalagens são criadas com os intuitos principais de proteger o produto e gerar vendas. Entretanto, uma embalagem pode ser muito eficaz para acondicionar o produto e não ser nem um pouco atrativa para o consumidor. Por isso, é preciso combinar estrutura e design, tendo o comportamento do consumidor como início e fim do processo de marketing de embalagens.

Primeiramente, é preciso conhecer o consumidor dos seus produtos. Este consumidor pode ser quem realmente consome ou quem compra o produto. No Brasil, a mulher é a principal compradora de produtos para toda a família, mesmo que estes produtos não sejam para o seu consumo. Por exemplo, a mulher compra, no supermercado, absorvente para uso próprio, cereal para os filhos e pão para a família toda.

É preciso, então, entender quais opiniões são levadas em conta no momento da compra:

  • Consumidor = comprador: quando quem compra o produto é a mesma pessoa que o consome.

Uma pessoa, morando sozinha, vai ao supermercado e compra o pão que gosta e o shampoo para o seu próprio consumo. Neste caso a única opinião relevante é a do comprador.

marketing de embalagens

  • Consumidor > comprador: quem compra consome juntamente com outras pessoas

Uma pessoa compra espaguete e molho para o jantar de toda a família. A opinião dela no ponto de venda é mais importante que a dos outros consumidores, mas a pessoa também comprará produtos que agradem a toda a família.

marketing de embalagens

  • Consumidor ≠ comprador: quem compra não consome, mas leva em conta a opinião do consumidor.

Uma mãe compra biscoitos para os filhos. Neste caso a opinião dela importa pois comprará algo que tenha valores nutritivos, por exemplo, para os filhos. E, ao mesmo tempo, ela levará em conta a opinião dos filhos e provavelmente optará por algo que tenha um apelo infantil, como personagens, cores e animais.

  • Consumidor ≠ comprador: quem compra não consome e não leva em conta a opinião do consumidor.

Pais comprando fraldas levam em conta somente a opinião deles com relação a eficiência e o custo das fraldas, sem levar em conta a opinião da criança ou do bebê.

Para cada produto desenvolvido é preciso avaliar essas opiniões. Sabendo as opiniões que importam na compra, deve-se conhecer o consumidor e/ou comprador, seu perfil, atitudes, desejos e ações, para aí sim começar o processo de criação de uma embalagem. Isso é a fase inicial do marketing de embalagens, que juntamente com estudo de ponto-de-venda e do produto, definem o shape, produção e logística do produto.

design de embalagens

Com todas essas informações em mãos, os designers podem desenvolver artes específicas para o público correto, levando em conta o real consumidor e comprador do produto. Todo esse estudo anterior à criação é extremamente necessário para o desenvolvimento de embalagens que vendem. Com um foco em mente, os designers podem dar asas à imaginação e criar embalagens diferentes, criativas e inovadoras, se preocupando então com outra questão do marketing de embalagens: se destacar no PDV.

Conheça alguns dos nossos projetos e como as embalagens para os nossos clientes foram desenvolvidas pensando em todo o processo de marketing de embalagens.

Para conversarmos sobre o design das suas embalagens, entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 99284-0066 ou por e-mail comercial@designdeembalagem.com.br.