O design de embalagens envolve muitos aspectos em sua concepção. Um dos mais importantes é o uso das cores certas para um projeto. E esta escolha não se dá somente pelo gosto do designer, mas há também um trabalho de estudo de cores, seus significados e efeitos.

design de embalagens

Para isso há uma extensa literatura de estudo de cores voltada para os sentidos, significados culturais, história e efeitos. E ao desenvolver uma embalagem todos esses tópicos devem ser considerados, até as melhores cores para um projeto serem definidas. As cores devem ser estudadas antes de qualquer projeto de design de embalagens, mas para os projetos de produtos alimentícios o estudo é especialmente importante, já que as cores irão afetar produtos comestíveis.

Vamos discutir agora alguns destes conceitos das cores que precisam ser considerados no design de embalagens:

  1. Sentidos

Vários sentidos são estimulados a partir das cores, como o olhar que percebe algo maior ou menor, mais pesado ou mais leve, a temperatura pode ser percebida mais quente ou mais fria, o sabor mais apetitoso ou mais refrescante, e outras sensações que serão discutidas nos próximos tópicos.

  1. Sensações

Estudos psicológicos mostram que cores estão relacionadas a sensações no cérebro dos seres humanos. Um bebê, por exemplo, aprecia a cor vermelha por causa da sensação recente de estar envolto no sangue durante a gestão e a conecta com sabores agradáveis, adocicados, relacionando e apreciando frutas vermelhas, laranjas ou similares. As cores fazem parte do desenvolvimento da criança e do ser humano, se tornando inerentes e sempre sendo associadas às primeiras impressões que elas lhe causaram. Tendo isso em vista, estudos perceberam que cores quentes são mais associadas a produtos saborosos, enquanto cores frias são associadas a bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

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  1. Temperatura

Cores mais próximas do vermelho são consideradas mais quentes, como o laranja e o amarelo. Enquanto as cores complementares relativas a estas, como azul, ciano e anil, são consideradas mais frias. Estas definições de cores quentes e cores frias influenciam muitas outras definições, como as de tamanho, distanciamento, sabor, e outras.

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Sistema de cores desenvolvido por Nelson Bavaresco, designer gráfico e pesquisador.

  1. Tamanho e peso

As cores mais escuras passam a sensação de algo menor e mais pesado. No outro espectro cores mais claras dão a sensação de algo maior e mais leve. Este preceito também é levado em conta no design de ambientes, escolha de roupas e outros assuntos que envolvem a escolha de cores. Para levar isso para o design de embalagens é preciso considerar o tipo de produto que será vendido e a sensação que você pretende despertar no consumidor.

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  1. Distanciamento

Considerando o PDV, algumas cores podem provocar uma sensação distanciamento ou aproximação em relação ao consumidor. Cores quente e avermelhadas sempre dão a sensação de estarem mais próximas, assim como cores mais frias e azuladas, pela sensação de serem maiores, parecem mais distantes. Ambos os efeitos podem ser benéficos para o design de embalagens, dependendo do produto e o hábito de compra dos consumidores.

  1. Significados culturais

Outro ponto de extrema importância que deve ser levado em conta são os significados das cores nas culturas. No Brasil, relacionamos verde e amarelo com patriotismo, vermelho ao Natal e Dia dos Namorados, marrom com a Páscoa, dourado a produtos mais requintados, e vários outros significados. As cores tradicionais do arco íris representam diferentes chacras na Índia, enquanto em países ocidentais podem ser mais associadas a diversidade de gênero. O verde é sagrado para os muçulmanos e, no Brasil, algumas combinações de cores representam times de futebol. Várias dessas associações culturais das cores são vistas de modos diferentes em diferentes culturas. Por isso é preciso levar em consideração essas influências, especialmente para produtos que serão exportados para culturas diferentes da brasileira.

  1. Combinação de cores

A combinação de cores é algo que cria um bem estar estético quando as cores funcionam juntas. E esse bem estar sempre trará bons valores quando associados à uma embalagem. Essa combinação se dá, especialmente, entre cores análogas, vizinhas no bloco do círculo cromático, assim como as cores opostas no círculo.

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  1. Posicionamento no PDV

O local em que o produto será comercializado também deve ser considerado ao se escolher a melhor cor para a embalagem. Produtos para compra por impulso, próximos ao caixa, devem ter cores mais chamativas. Enquanto produtos mais naturais e vendidos próximos ao hortifrúti devem ter cores também mais naturais, e assim por diante.

  1. Costume do consumidor e concorrência

Outra consideração importante na escolha das cores da embalagem é levar em conta o que o consumidor está acostumado. Embalagens de molho de tomate normalmente são verdes e vermelhas e o consumidor consegue entender o produto quase que somente pelas cores e formato da embalagem. Mas ao mesmo tempo, seus concorrentes estão todos usando as mesmas e cores e, talvez, inovar com uma cor diferenciada irá chamar a atenção do consumidor. Estes aspectos comerciais das cores também precisam ser discutidos e levados em conta ao se escolher a cor do design de embalagens, pensando no PDV como um todo e seu produto fazendo parte dele, não somente avaliando a embalagem individualmente.

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Todos estes tópicos são de extrema importância no desenvolvimento de embalagens e devem estar sempre na mente do designer. Designer mais experientes conseguem perceber este processo de maneira mais fácil e rápida. Mas é sempre de extrema importância realizar diferentes testes. Crie mockups, mude as cores, inverta, mude o tom e teste. As escolhas intuitivas neste processo também são muito importantes para o design de embalagens.

Na Indústria da Imagem a nossa equipe trabalha com Design de Embalagem Total, processo que leva em conta os diversos aspectos da concepção da embalagem, incluindo a cuidadosa escolha das cores. Para saber mais sobre o nosso trabalho, visite a página dos nossos Projetos. Ou entre em contato com a nossa equipe pelo contato@industriadaimagem.com.br.