Houve um crescimento grande do mercado Food Service nos últimos anos no Brasil e, com isso, o aumento também da necessidade da revitalização de embalagem dos produtos voltados para esse mercado.

O que é Food Service?

O mercado Food Service é aquele que oferece serviços alimentares fora do lar, seja ele restaurantes, lanchonetes, padarias, distribuidoras de bebidas, confeitarias, dentre outros. Este mercado consome produtos como matéria prima para vender alimentos ao consumidor final. Ele movimentou, na última década, R$170 bilhões ao ano no país, segundo o IFB (Instituto Food Service Brasil), e representa 1/3 do valor total da indústria de alimentos e do varejo.

O aumento no consumo de produtos voltados para Food Service nos últimos anos se dá principalmente pelo crescimento dos “atacarejos”, supermercados que vendem em atacado e varejo. Além do aumento de profissionais liberais, que usam sua mão de obra para vender alimentos caseiros para fora.

Com essas mudanças de mercado, as empresas da indústria alimentícia têm percebido uma necessidade maior de investir nos seus produtos da linha Food Service, principalmente em suas embalagens. Antes da ascensão deste mercado, os produtos Food Service eram vendidos em grandes quantidades e em embalagens simples, preocupadas basicamente com transporte e armazenamento.

revitalização de embalagem

 

Hoje, os produtos de atacado recebem mais visibilidade, além do aumento da concorrência com várias empresas lançando linhas Food Service. Por isso, o aumento na demanda de design de embalagem para Food Service.

Revitalização de Embalagem

A revitalização de uma embalagem consiste em repensá-la de forma criativa e relevante, sem perder a identidade da marca e a posição já conquistada por um produto. Não se deve fazer algo totalmente diferente, mas usar os elementos de sucesso de uma embalagem para criar algo inovador e que atraia novos consumidores, mantendo os que já são fiéis.

Para o mercado Food Service é muito importante trabalhar a revitalização da embalagem para que ela se torne atraente no PDV. As compras agora são feitas, muitas vezes, em gôndolas como em supermercados comuns, com muitos concorrentes e apelos visuais. Por isso, é preciso ir além da qualidade do seu produto e investir na embalagem.

revitalização de embalagem food service

Outro ponto importante é que a embalagem Food Service precisa comunicar a marca e a qualidade do produto, sem confundir o consumidor com os produtos regulares de varejo. Não se deve construir uma versão maior do produto de varejo, e sim levar em conta o público dos produtos Food Service, os locais de venda e a concorrência.

Ao revitalizar uma embalagem de Food Service, muitas vezes é preciso pensar em uma nova identidade visual para a linha. Essa identidade deve agregar o valor da marca, mas ao mesmo tempo informar que o produto é da linha Food Service, sem confundir os consumidores já fiéis do produto.

Para desenvolver um trabalho de Design de Embalagem para Food Service, seja revitalização ou criação inicial, fale com a Equipe da Indústria da Imagem e conheça nossa experiência em design de embalagem e legislação de embalagem.

Entre em contato através do e-mail contato@industriadaimagem.com.br ou ligue para 31 2512-7990.

Siga-nos nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/designdeembalagem/

Instagram: @designdeembalagem

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ind-stria-da-imagem