O processo de Inteligência de Embalagem é composto por diversos detalhes que são usados para a criação de uma embalagem prática, eficiente e correta. Alguns detalhes são usados para informar o consumidor sobre o produto e atraí-lo para que a venda seja realizada. Há diferentes estratégias para uso dessas informações e também de como elas devem ser usadas. O claim em embalagens é uma dessas informações que atraem o consumidor e por isso devem ser usadas em destaque, mas também devem ser comunicadas conforme a correta regulamentação.

O que é claim?

Os claims usados em embalagens são informações complementares importantes que agregam valor ao produto, trazendo em destaque um benefício daquele produto. Os claims em embalagens devem ser comprovados em suas informações nutricionais ou de composição, e usados como uma chamada extra na embalagem para atrair o consumidor.

Os claims em embalagens podem ser:

  • Alegação de propriedade funcional, como por exemplo quando vemos na caixa de leite “fonte de cálcio”.

claim em embalagens

  • Alegação de saúde, como: “fibras: regulam o intestino”, “Contém omega 3: reduz o colesterol”.

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  • Definição de um alimento, como diet, light, zero % gordura, sem lactose, e etc.

claim em embalagens

Claim de produtos alimentícios

Claims são muito usados em embalagens de produtos alimentícios. E para estes produtos há uma regulamentação clara sobre a rotulagem obrigatória para os alimentos que fazem declaração de propriedades nutricionais, ou claim nutricional. É necessário, em todos os produtos alimentícios, se informar valor energético, carboidratos, proteínas e gorduras, além da composição do alimento.

Agora, caso haja uso de claim, é preciso aumentar as informações da rotulagem para esclarecer o uso daquele claim específico. Por exemplo, caso o produto use o claim “Sem Lactose”, ele precisará conter em seu rótulo as informações de: Valor energético, Carboidratos, Açúcares, Lactose, Proteínas, Gorduras totais, Gorduras saturadas, Gorduras trans, Fibra alimentar e Sódio. Caso o produto use o claim “Fonte de Vitamina A”, terá que especificar em seu rótulo as informações de Valor energético, Carboidratos, Açúcares, Lactose, Proteínas, Gorduras totais, Gorduras saturadas, Gorduras trans, Fibra alimentar, Sódio e Vitamina A.

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Embalagens com claim

O uso desses claims são regulamentados e ajudam a comunicação com o consumidor sobre o produto. No Brasil, mais de 60% das pessoas usam as informações nutricionais para escolher seus alimentos, segundo a Anvisa. Essas informações complementares, em destaque na frente do produto, auxiliam na escolha desses produtos, além de realçarem benefícios do produto vendido.

O claim então é usado como informação para os consumidores e ponto de destaque para o produto, atraindo e aumentando a venda daquele produto. Ele deve ser utilizado de forma correta e sem poluição visual. Embalagens que contém número excessivo de claims acabam poluindo sua imagem e perdendo o destaque de todos os claims. Deve-se escolher os mais relevantes e importantes para o consumidor daquele produto especificamente, sendo objetivo para garantir boa visibilidade no PDV.

Ultimamente tem-se utilizado claims nutricionais e claims de sustentabilidade ambiental com frequência. Produtos com o uso de embalagens recicladas ou com valores nutricionais específicos para determinadas dietas têm sido muito procurados no mercado. A consciência do consumidor para a saudabilidade e sustentabilidade tem aumentado, crescendo também a procura destes produtos e aumentado o uso de claims, que destacam essas informações importantes na tomada de decisão de compra.

claim em embalagens

Por isso, é preciso ficar atento aos valores do público do seu produto e utilizar esse conhecimento em benefício do consumidor e do seu produto. O uso correto do claim aumenta as suas vendas e também possibilita que o consumidor realize compras mais informadas e que realmente estejam de encontro com as expectativas.

Para pensar no seu projeto de design de embalagem, conte com a Indústria da Imagem! Nós cuidamos de todo o processo de Inteligência de Embalagem com muito cuidado aos detalhes de cada etapa.

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